Verão é sempre uma alegria para a criançada, e se tiver praia, piscina ou área verde, melhor ainda. Para aproveitar sem dor de cabeça, não se pode esquecer que os pequenos requerem determinadas precaução e com bebês de até três meses esses cuidados deve ser redobrados.

Banho de sol
Protetor solar, água fresca, frutas, chapéu, óculos escuros (para bebês e crianças, sim senhor!) e roupas secas. Esses itens são essenciais para garantir a diversão no verão.
Bebês e crianças devem tomar banho de sol diariamente para suprir as necessidades de vitamina D, porém nao esqueça de tomar os devidos cuidados, lembre-se que a maioria dos filtros solares são permitidos apenas após os seis meses de vida.
As regrinhas são: antes das 10h ou após as 16h. Para os bebês, é recomendado de 10 a 20 minutos de exposição do corpo uma vez ao dia, e os maiores podem ficar até uma hora e meia. Braços, pernas e parte do tronco podem passar mais tempo fora da área sombreada, mas as cabecinhas pedem chapéu ou boné o tempo todo.
O horário entre as 10 e as 16 horas é quando ocorre maior incidência da radiação solar. Havendo necessidade de as crianças permanecerem expostas ao sol nesse período, deve ser preconizado o uso de bonés, chapéus com abas, camisetas de algodão, vestimentas com protetor solar, filtro solar aplicado 20 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada contato com a água, preferencialmente. Esses produtos devem ter proteção UVB e também UVA.

Hidratação
Cuide para que os pequenos bebam água, mesmo quando afirmarem não estar com sede. Água de coco natural é saudável, assim como sucos naturais e chás.
Bebês que mamam exclusivamente no peito estão adequadamente supridos da necessidade de outros líquidos, não sendo necessário, nem recomendável, o fornecimento deles. Não é recomendável também pular refeições, que nos dias mais quentes, devem ser leves, com abundância de frutas frescas, legumes, verduras e carnes magras. Evite comidas muito gordurosas e locais com higiene duvidosa.

Sinais de Insolação
Os pais devem ficar em alerta quando seus filhos, após permanecerem expostos ao sol, apresentarem o seguinte quadro: febre alta, a partir de 39ºC; pele muito vermelha, quente e seca; vômitos e sede; boca e língua secas, lábios rachados e choro sem lágrimas, neste caso sempre procure atendimento médico.