DMRI ou Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma doença degenerativa que envolve a parte mais central da retina humana, responsável pela nossa visão de nitidez e chamada de mácula. Trata-se de uma doença geneticamente determinada e que afeta, principalmente, as pessoas de pele clara e com idade superior aos 50 anos.

Existem duas formas da doença, sendo uma mais prevalente e menos grave, chamada de DMRI seca; e a outra é mais severa, porém menos frequente chamada de DMRI exsudativa (hemorrágica). O início da doença e sua gravidade sofrem grande influência da exposição ao sol, tabagismo, hábitos nutricionais e associação com doenças metabólicas e circulatórias como o diabetes e a hipertensão arterial.

A preocupação com a DMRI deve ser considerada cada vez mais importante na medida em que a população apresenta uma expectativa de vida cada vez maior. Isso faz com que a doença afete mais pessoas em idade ainda bastante produtiva. As mudanças da nossa pirâmide populacional farão com que encontremos cada vez mais doentes afetados em nosso meio. Estima-se que, no Brasil, cerca de cem mil novos casos de DMRI se desenvolvam a cada ano, sendo a maior causa de cegueira após os 60 anos.

CAUSAS

As causas da DMRI ainda não são conhecidas. Sabe-se que com o passar da idade acontece uma degeneração que afeta diretamente a mácula, região central e mais nobre da retina, responsável pela captação de imagens centrais e detalhadas que permitem às pessoas enxergar tudo o que está a sua frente, além de possibilitar a visão de cores.

FATORES DE RISCO

Os fatores de risco para a DMRI englobam:

Histórico familiar;
Pessoas caucasianas;
Idade, sendo que quanto mais velho maior a chance de manifestação. Ocorre geralmente depois dos 60 anos de idade;
Obesidade;
Dieta pobre em frutas e hortaliças;
Tabagismo;
Doenças circulatórias e metabólicas, como diabetes e hipertensão arterial;
Exposição aos raios solares.

SINTOMAS

Os pacientes acometidos apresentam:

Perda visual progressiva;
Turvação e distorções visuais que envolvem predominantemente a visão central;
Visão com linhas onduladas;
Necessidade de luz mais brilhante ao ler ou aproximar papel, tela e objetos;
Aumento da dificuldade em se adaptar a baixos níveis de luz, com ao entrar em um restaurante mal iluminado;
Redução na intensidade ou brilho das cores;
Dificuldade em reconhecer rostos.


Para maiores informações consulte um especialista

SZ CLÍ­NICA
Avenida Ângelo Moreira da Fonseca 3334
Telefone: (44) 3622-7549 ou (44) 3622-4083
(44) 98439-2866
Umuarama - PR