A cirurgia refrativa para correção de miopia, decididamente, popularizou-se com a promessa de zerar o grau e fazer com que nunca mais precise-se de óculos ou lentes corretivas. Para quem sonha em deixar o charme dos óculos de lado é uma das únicas opções viáveis.

QUEM PODE FAZER A CIRURGIA? QUAL É A IDADE MÍNIMA?

Quem quer se submeter à cirurgia precisa ter paciência, afinal, a recomendação, pela grande maioria dos oftalmologistas, é de ter completado, pelo menos, 24 anos para a realização do procedimento, assim, pode-se ter certeza de que houve o desenvolvimento completo do sistema ocular e a miopia deverá ter se estabilizado (principalmente se houver causa genética).

As indicações são para as pessoas que têm um ou mais de um das seguintes doenças oftalmológicas:

Miopia;
Hipermetropia;
Astigmatismo.

Para ter certeza de que você pode realizar a cirurgia, é preciso antes realizar exames clínicos que comprovem a finalização do desenvolvimento das estruturas oculares, assim, maiores e melhores serão os resultados do procedimento. Em adolescentes e crianças, por exemplo, há uma curvatura córnea que impede a segurança da correção de miopia.

COMO É FEITA? 

Existem, atualmente, três tipos de cirurgia mais usados para a correção de miopia. A mais comum e a mais rápida é a Lasik – esta é a mais recomendada pelas clínicas devido à praticidade e ao menor tempo de recuperação para o paciente.

LASIK

Esta técnica é a famosa cirurgia de correção de miopia a laser. O procedimento consiste em fazer um corte na córnea, na tampa que recobre a pupila. Depois disso, o laser é aplicado numa frequência ideal para a correção do grau. Nesta cirurgia, é possível escolher por colírios ou sedação total, para evitar a dor.

ILASIK

A ILasik, por sua vez, usa lâminas para cortar a região da córnea e laser para a correção do grau. Neste procedimento, são usados colírios anestésicos para ajudar a controlar o nervosismo do paciente e facilitar que mesmo consciente consiga manter os olhos abertos – o que também é feito com a ajuda de ganchos. Esta é a mais recomendada para quem tem mais de 6 graus.

PRK

Esta é a cirurgia mais recomendada para os pacientes que têm muita sensibilidade à luz. Nesta técnica, primeiramente, é feita a raspagem da córnea ao invés de retirá-la. Depois, é enxugada a córnea com uma esponja e então aplicado o laser de correção. Para este procedimento é preciso a sedação e não há dor na região.

Após a cirurgia, é preciso ficar 72 horas em recuperação para então colocar uma lente de contato gelatinosa, que ficará permanente no olho do paciente. Ela ajudará na recuperação do local e fará com que a visão fique perfeita sem o uso de utensílios.

Esta técnica tem uma recuperação bem mais lenta do que nos métodos Lasik e não é recomendada para quem tem graus acima de 4.

RECUPERAÇÃO E PÓS-CIRÚRGICO

A cirurgia em si, quando feita pelo método Lasik, demora, no máximo, 20 minutos, uma vez que o laser utilizado é de alta precisão e rapidez, tanto que, durante a aplicação do laser, pode-se, inclusive, mexer os olhos que ele acertará no mesmo lugar, sem erros.

Logo após o fim do procedimento, não se pode coçar os olhos, pois poderá descolar o flap. Se isso acontecer, todo o processo é perdido. Para evitar, é recomendada a aplicação de compressas de água gelada, para aliviar a coceira.

O tempo de recuperação total é de 30 dias, quando o paciente deverá voltar ao médico para conferir se tudo deu realmente certo. Nos minutos depois da cirurgia, recomenda-se usar óculos escuros para proteger da luz do sol – um hábito que deve ser prolongado por cerca de três dias.

Há muitos pacientes que reclamam de olho seco no pós cirúrgico. O efeito é normal, causado pela distribuição diferente das lágrimas, o que pode permanecer de forma irregular por uma média de 30 a 90 dias.

A cirurgia refrativa tem uma aprovação de 90% dos casos de miopia. Antes de realizá-la é preciso encontrar um médico oftalmologista qualificado e realizar exames que confirmem as perfeitas condições de realização do procedimento, sem danos à sua saúde ou à sua visão.


Para maiores informações consulte um especialista

SZ CLÍ­NICA
Avenida Ângelo Moreira da Fonseca 3334
Telefone: (44) 3622-7549 ou (44) 3622-4083
(44) 98439-2866
Umuarama - PR