A tosse na infância, mais comum dos 6 meses aos 6 anos, é um mecanismo de defesa que o organismo lança mão para expulsar agentes nocivos das vias respiratórias como, por exemplo: muco, agentes infecciosos, substâncias estranhas, secreções, poeira, etc.

Como as defesas das crianças ainda estão se formando, elas pegam resfriados mais frequentemente. Esses resfriados duram de 7 a 10 dias e podem vir acompanhados de febre nos primeiros dois ou três dias. Uma criança saudável que fica em casa pode ter cerca de 4 a 8 infecções de vias aéreas no ano. Já nas crianças que frequentam escolinha ou creche, esses números quase dobram (de 8 a 10 vezes!). Isso explica uma criança institucionalizada passar praticamente o ano todo tossindo.

Medidas simples e baratas como hidratação constante, nebulização e limpeza frequente do nariz com soro fisiológico podem fazer mais pela saúde do que uma colherada do xarope expectorante, além do que, os pais devem entender que em crianças de baixa idade, o controle ambiental evitando ácaros e fungos vai funcionar muito menos para seus filhos alérgicos do que tirá-los da escolinha.

Para maiores informações consulte um especialista

CLÍNICA INSPIRAR
Avenida Ipiranga 4313
Telefone: (44) 3624-2673 / (44) 3624-9106
(44) 9 9101-2673
Umuarama - PR