O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo.


SINTOMAS

Variam de uma pessoa para outra, mas cabe citar (inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular) 
Outras queixas frequentes podem estar associadas ao (TAG): palpitações, falta de ar, dor de cabeça, taquicardia, aumento da pressão arterial, dores musculares, náuseas, aperto no peito, etc.


DIAGNÓSTICO

O diagnóstico do transtorno de ansiedade generalizada leva em conta a avaliação clínica criteriosa da história de vida do paciente e se necessário, a realização de exames complementares.
Como os sintomas podem ser comuns a várias condições clínicas diferentes que exigem tratamento específico, é fundamental estabelecer o diagnóstico diferencial com TOC, síndrome do pânico ou fobia social, por exemplo.


TRATAMENTO

O objetivo do tratamento é ajudar o paciente a agir normalmente no dia-a-dia, reduzindo suas preocupações. Uma combinação de medicamentos e terapia cognitivo-comportamental (TCC) funciona melhor que outras técnicas isoladas.
O tratamento farmacológico geralmente precisa ser mantido por seis a doze meses depois do desaparecimento dos sintomas e deve ser descontinuado em doses decrescentes.


RECOMENDAÇÕES

Se você é alguém de pavio curto, que anda com os nervos à flor da pele e tem dificuldade para relaxar, provavelmente chegou a hora de procurar um especialista para avaliar esse estado permanente de tensão e ansiedade;

Vive envolvido em inúmeras tarefas, pressionado pelos compromissos e cobra muito de si mesmo… Tente pôr ordem na sua agenda e também na sua rotina de vida, sem esquecer de reservar um tempo para o lazer. Se não conseguir sozinho, peça ajuda, não se envergonhe por isso.


Para maiores informações consulte um especialista

CLÍNICA REVITALLE
Praça Oscar Thompson Filho 3221
Telefone: (44) 3622-4836
​ Umuarama - PR

#umuaramapr #tag #psiquiatria #psiquiatra #medicina #ajuda #saudemental #saude